O manejo do paciente com câncer de tireoide não termina quando os sinais da doença desaparecem. Ajustes físicos, psicológicos e cotidianos devem ser feitos para diversos pacientes, assim como em qualquer outro tipo de câncer. Por isso, baseado em grandes clínicas ao redor do mundo, como a Mayo Clinic em Rochester (USA), inauguramos o programa “SOBREVIDA APÓS O CÂNCER DE TIREOIDE”. O programa foi desenhado para pacientes que tiveram câncer diferenciado de tireoide e completaram o tratamento curativo. Pacientes elegíveis são avaliados pela endocrinologista que orienta o seguimento.
O programa surgiu devido a algumas publicações que discutem como é feito o seguimento após o diagnostico e cura de um câncer. Em 2006 foi publicado o livro : “From Cancer Patient to Cancer Survivor: Lost in transition” e em 2015, “Cancer Program Standards: Ensuring Patient-Centered Care”. Em ambos discute-se como é feito este seguimento após a cura de um câncer, porém há uma lacuna nos casos de câncer de tireoide já que quem geralmente trata é o endocrinologista e não o oncologista.
Nas consultas do programa “Sobrevida após o câncer de tireoide”, o paciente recebe um plano de cuidado de sobrevida. Este plano individualizado resume o tratamento já realizado (cirurgia, iodoterapia, injeções percutâneas ou laser, radioterapia, etc), o estadiamento do câncer, as metas da reposição de hormônio tireoidiano, os efeitos colaterais potenciais do tratamento a curto e longo prazos e uma ideia do que é esperado no acompanhamento futuro. Este documento inclui o time de cuidadores do paciente, como o endocrinologista, cirurgião de cabeça e pescoço, nutricionista, psicóloga e fonoaudióloga quando necessário.
A promoção de saúde desses pacientes é revista em conjunto com a médica endocrinologista e envolve orientações quanto à limitação ao uso de álcool, abstenção do fumo, estar fisicamente ativo e com um peso saudável. Os métodos para atingir esses objetivos também são discutidos com a endocrinologista.
Como a maioria dos pacientes com câncer diferenciado de tireoide evolui bem após a cirurgia, com ou sem iodoterapia, o seguimento acaba sendo com endocrinologistas com pouca visão oncológica. Entretanto, é necessário entender que, apesar de ser um “câncer bonzinho”, os pacientes tem os mesmos medos e ansiedade de sobreviventes de outros câncer e precisam de orientações em relação ao que esperar do futuro.
Receber um plano de cuidado de sobrevida valida o diagnostico de câncer desses pacientes, empodera-os para seguir em frente na jornada contra o câncer e diminui suas incertezas em relação ao que esperar do futuro.
Venha conhecer o nosso programa “Sobrevida após o Câncer de Tireoide” e garantir um acompanhamento focado em saúde e bem-estar.