Por Dra. Carolina Janovsky
Pacientes frequentemente relatam uma “neblina cerebral” (brain fog), descrita como um estado de disfunção cognitiva associado a falta de energia, esquecimentos, sonolência e distúrbios de humor. Esse sintoma é comum nos pacientes com hipotireoidismo, mas também está associado com menopausa, quimioterapia, doença celíaca, lupus, síndrome da fadiga crônica, COVID-19, depressão e apneia do sono.
Por ser um sintoma muito inespecífico, torna-se um desafio no tratamento destes pacientes.
Um estudo recente em que pacientes relataram o que consideram esta “neblina cerebral” concluiu que os sintomas mais comuns são fadiga, esquecimento , sonolência e dificuldade de foco, levando à piora da qualidade de vida.
O que melhorou, para eles, foi: mais descanso, ajuste da dose da levotiroxina e aumento da atividade física. O uso combinado de T3 e T4 na reposição foi efetivo para pacientes acima de 50 anos.
Mais uma vez, um estudo mostra a importância da boa relação médico-paciente e como ouvir com atenção e se interessar pelas queixas do paciente pode ajudar em desafios terapêuticos.
Fonte: Ettleson MD, Raine A, Batistuzzo A, Batista SP, McAninch E, Teixeira MCTV, Jonklaas J, Laiteerapong N, Ribeiro MO, Bianco AC 2021 Brain fog in hypothyroidism: Understanding the patient's perspective. Endocr Pract. Epub 2021 Dec 8. PMID: 34890786
#dracarolinajanovsky
#janovsky
#endocrinologia
#endocrino
#dracarolinaendocrino
#dracarolinaendocrinologista
#hipotireoidismo
#hipertireoidismo
#tireoide
#tiroide
#glandulatireoide
#thyroid_tips
#thyroid
#nodulodetireoide
#cancerdetireoide
#saude
#estilodevida
#doencaautoimune
#autoimunidade
#hashimoto
#hipotiroidismo
#brainfog
#covid19